Todos sabemos que estamos nos aproximando rapidamente de uma recessão. Grandes e pequenas empresas estão sentindo o aperto, e muitas já estão procurando maneiras de cortar custos. Quando se trata de marketing, pode ser tentador fazer cortes orçamentários imediatos. No entanto, isso pode realmente fazer mais mal do que bem a longo prazo.
O marketing é fundamental para manter o seu negócio no topo das mentes dos clientes e atrair novos negócios. Além disso, as empresas que mantêm ou aumentam o marketing durante uma recessão obtêm maior participação de mercado e crescimento geral quando a economia se recupera.
Então, o que as empresas devem fazer agora? Aqui estão algumas ideias de baixo custo para ajudá-lo a manter seus esforços de marketing durante tempos econômicos difíceis.
Não corte seu orçamento de marketing imediatamente. Cortes repentinos e drásticos em seu orçamento de marketing são uma das piores coisas que podem acontecer em uma recessão. Quando você reduz ou interrompe seus esforços de marketing, basicamente está dizendo a seus clientes que não está mais no mercado. Em vez disso, procure maneiras de gastar com mais eficiência.
Revise e analise seu desempenho anterior. Agora é um ótimo momento para dar um passo atrás e avaliar seus esforços de marketing anteriores. Quais atividades foram bem-sucedidas? Por que eles funcionam? O que não funciona e por quê? Uma auditoria pode ajudá-lo a encontrar áreas onde você pode estar desperdiçando dinheiro e fornecer informações sobre as áreas nas quais você deve concentrar seus esforços no futuro.
Anuncie para seus contatos e clientes anteriores. Durante tempos difíceis, é importante acompanhar sua base de clientes atual. Concentre seus esforços de publicidade neles porque é mais provável que eles façam negócios com você. Deixe-os saber que você ainda está no negócio entrando em contato com eles por e-mail, mala direta, publicidade paga ou até mesmo mídia social.
Colete mais avaliações e depoimentos de usuários. Quando os consumidores hesitam em gastar seu dinheiro suado, a prova social geralmente pode ser um incentivo para que eles comprem de você em vez da concorrência. Se você não tem muitos (ou nenhum) comentários ou depoimentos de usuários, agora é a hora de começar a coletá-los. Certifique-se de que eles apareçam em seu site e materiais de marketing.
Seja consistente, não faça grandes mudanças. Pode ser tentador mudar sua marca para atrair um público mais amplo. Resista a esta tentação! Fazer grandes mudanças em sua marca, especialmente em tempos incertos como esses, pode confundir e afastar clientes novos e fiéis. Atenha-se ao que funciona e seja consistente em todos os canais para obter o máximo impacto (e o menor custo).
Cortar no marketing é quase sempre um erro, não importa quão ruim seja a recessão. Mantenha sua empresa à frente e competitiva seguindo estas cinco ideias de marketing de baixo custo. O mais importante é não entrar em pânico e lembrar que, embora os tempos sejam difíceis agora, eles não durarão para sempre. Com planejamento e execução cuidadosos, você pode enfrentar essa tempestade e emergir mais forte do outro lado.
Bora contar o que a sua empresa tem de melhor? Conte conosco!
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